Responsabilidade Litúrgica Semanal

Seguem algumas orientações para criarmos uma harmonia nos momentos das nossas celebrações. Como temos celebrações e equipes bem variadas, então é importante alguns esclarecimentos e orientações:

 -  A pessoa que não puder cumprir a escala, por favor avise com antecedência a sua equipe.

 -  A Equipe de Celebração (padres, ministros, leitores, músicos, cantores etc.) deverá estar preparada pelo menos 15 minutos antes de cada celebração. O atraso provoca desgaste e agitação desnecessária.

 -  O crucífero inicia a procissão quando começa o canto, não quando começa

a música. Em filas de dois em dois. A Equipe de celebração dirige-se ao presbitério, faz a vênia e se coloca nas cadeiras. Somente o padre beija o altar.

 -  O ministro, que presidir uma Celebração da Palavra e os demais ministros não beijam o altar.

 -  Padre, ministros e equipe de celebração não deverão bater palmas, abanar folhetos ou fazer coreografia. 

-  Depois que o presidente da celebração sentar, o comentarista faz a introdução da liturgia da Palavra. Não se diz (Liturgia da Palavra) e nem o que está escrito em vermelho nos lecionários, eles são apenas orientações.

 -  Os leitores devem preparar para a leitura. Procurem entender o que estão lendo e se não conhecem alguma palavra ou termo, procure tirem a dúvida antes da celebração. 

-  O microfone deve ser mantido nem muito perto da boca e nem longe demais. Ao fim da leitura dizer: Palavra do Senhor. Não pronunciar: Palavras do Senhor. 

-  Nas preces da comunidade, pode-se acrescentar outras que condizem com o que estamos celebrando naquele dia, mês ou necessidades especiais da vida pastoral. 

-  No ofertório, preparar bem os objetos litúrgicos com a máxima atenção, cuidado, descrição e de maneira antecipada. 

-  Os Ministros Extraordinários da Eucaristia devem trazer as âmbulas para o altar no momento do Cordeiro de Deus.

 Para a comunhão aproximam-se do altar os ministros que ajudarão na distribuição da Eucaristia, concelebrantes, os coroinhas, mestre de cerimônia e seminaristas, que estiverem servindo o altar. O padre poderá chamar também os leitores.

 -  Os ministros que estão distribuindo a Eucaristia deverão verificar se os fiéis estão com facilidade de locomoção e facilitar a aproximação os mesmos.  

-  Músicos e cantores, devem seguir as músicas do Tempo Litúrgico. Observando os anos A, B, C.  

-  Na sacristia, cuidado com as alfaias, não misturar as sujas com as limpas.

A organização das alfaias e objetos litúrgicos é da responsabilidade dos ministros, coroinhas e mestres de cerimônias.  

-  Os avisos ordinários podem ser inseridos nas preces da comunidade. As informações mais pontuais, deverão ser escritas previamente e entregues ao mestre de cerimônia, antes do início da celebração.  

-  A igreja é o espaço de oração, de encontro com Deus. Todos devem manter o máximo de silêncio. Conversar apenas o necessário. cumprimentar as pessoas com discrição.

 

Congresso