A presença missionária dos Redentoristas no bairro Pituaçu teve seus inícios em 1989, quando algumas senhoras devotas e catequistas, sob a recomendação de Dom Tomás Murphy CSsR, bispo auxiliar de Salvador, procuraram o Pe. Tadeu Pawlik CSsR, com pedido de dar assistência religiosa e formação na comunidade Nossa Senhora das Candeias, na região litorânea da cidade.
Os moradores de Pituaçu estavam desassistidos pastoralmente e ameaçados de serem despejados de suas moradias, por estarem localizadas numa área pública do governo do estado, nas margens da orla marítima de Salvador. Por isso, além das celebrações religiosas, a assistência dos redentoristas consistia também na formação de lideranças e de associação de moradores para buscarem os seus direitos de moradia e de infraestrutura para o bairro. Para essa finalidade foi reservado e cercado um terreno, no qual foi construído o Centro Comunitário e a Igreja Nossa Senhora das Candeias.
No ano 1993 Missão Redentorista da Bahia comprou uma pequena casa em Pituaçu e os estudantes de teologia, acompanhados por seu formador, Pe. Antônio Niemiec, CSsR passaram a morar neste local. A pequena casa foi demolida e no lugar dela foi construído um prédio do seminário de quatro pavimentos, terminado em 2000. Inicialmente no Seminário São Geraldo moravam os seminaristas professos, estudantes de teologia. Depois foram substituídos pelos seminaristas postulantes, estudantes de filosofia.
Entre os formadores, que passaram pela comunidade São Geraldo e atuaram na área pastoral de Pituaçu, podemos destacar: Pe. Tadeu Pawlik CSsR, Pe. Antônio Niemiec CSsR, Pe. Casimiro Malolepszy CSsR, Pe. Tomás Bulc CSsR, Pe. Eugênio Fasuga CSsR, Pe. Roque Silva Alves CSsR, Pe. Carlos Kaminski CSsR, Pe. João Batista Alves do Nascimento CSsR, Pe. Lécio Alexandre Silva CSsR, Pe. Mateus Jurus CSsR e Pe. Ednei dos Santos Galvão CSsR. Alguns ficaram mais de um período.
A comunidade pastoral de Pituaçu sempre teve a assistência dos Missionários Redentoristas. O Pe. Tadeu Pawlik CSsR foi o pioneiro no trabalho pastoral.